Maison Stéphane Hessel / JDS Architects

Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Imagem 5 de 29Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Imagem 6 de 29Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Imagem 7 de 29Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Imagem 2 de 29Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: JDS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Schindler, Fiberline, Loft, Rudant & Fils, Veret
  • Autor: Julien De Smedt
  • Líderes: Kamile Malinauskaite, Renaud Pereira
  • Equipe De Projeto: Valentine Gruwez, Wouter Dons, Sandra Fleischmann, Weronica Wojcik, Felix Luong, Lea Fournier, Adrien Mans, Boris Tikvarski, Bartolomiej Zaboj, Mateusz Góra, Edgar Rodríguez , Lionel Roullet, Mathilde Dutilleul, Olfa Kammoun
  • Consultor Estrutural: Egis
  • Fachada: Demathieu & Bard
  • Cidade: Lille
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Imagem 2 de 29
© Julien Lanoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O concurso por um novo edifício de uso misto em Lille despertou nosso interesse tanto por sua mistura de fluxos, como por seu terreno triangular no coração do novo bairro de Porte de Valenciennes.

O programa exigia um berçário de 70 berços, um albergue com 200 camas e um escritório dedicado a inovações sociais e econômicas, todos reunidos sob um telhado unificado. Ao invés de simplesmente dividir horizontalmente por nível ou verticalmente por massa, nossa solução combina uma organização eficiente com estratégia programática que converte as constrições geométricas do terreno em amenidades sociais e resolve as funções aparentemente contraditórias em um espiral social entrelaçado.

Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Imagem 4 de 29
© Julien Lanoo
Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Imagem 15 de 29
Planta - Térreo
Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Imagem 6 de 29
© Julien Lanoo

Nos últimos vinte anos, Lille tornou-se um pólo europeu; um destino para negócios e congressos, um ótimo lugar para estudar e viver, e também um destino turístico. É uma cidade com uma história turbulenta de conquista e reconquista, uma herança importante da cidade medieval e que mais tarde desfrutou, e às vezes sofreu, com o título de capital industrial do Norte da França.

Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Imagem 20 de 29
© JDS Architects
Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Imagem 29 de 29
© JDS Architects
Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Imagem 23 de 29
© JDS Architects

A Maison Stéphane HESSEL  emerge da ideia de criar um catalisador urbano, projetado para acomodar as três idades da humanidade. Um volume que capta os estágios do crescimento humano.

Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Imagem 14 de 29
© Julien Lanoo

Ao colocar cada programa em um ponto separado do triângulo, maximizamos a privacidade nas bordas com um gradiente contínuo de sobreposição programática em direção ao espaço do pátio central, unindo o que se torna um claustro calmo de retiro da cidade.

Os cantos do edifício são levantados para convidar a interação do bairro e fornecer espaços para atividades públicas, estendendo a função do edifício além de suas paredes e intencionalmente desfazendo a linha entre público e privado.

Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Imagem 3 de 29
© Julien Lanoo

Concebida para cumprir rigorosamente com objetivos de eficiência energética, a Maison Stéphane HESSEL é uma intervenção ambientalmente consciente e socialmente responsável que responde a uma ambiciosa proposta com uma solução igualmente ambiciosa: uma estrutura híbrida que facilita a vida de seus usuários, do berçário ao lar de idosos.

Maison Stéphane Hessel / JDS Architects - Imagem 8 de 29
© JDS Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lille, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Maison Stéphane Hessel / JDS Architects" [Maison Stéphane Hessel / JDS] 05 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806566/maison-stephane-hessel-jds-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.